0

Altostratus





As Altostratus são camadas médias de nuvens cinzentas, de aspecto fibroso e sem características especiais e que se estendem normalmente por vários quilómetros quadrados. Costumam ser compostas por gotículas de água e cristais de gelo, e deixar ver a posição do Sol ou da Lua, que ficam com um aspecto vidrado. As Altostratus podem causar uma "coroa" branca (quando é muito fina) ou colorida (disco de luz) em volta do Sol e da Lua.

Situam-se, geralmente, entre os 2000 e os 7000m.

Formam-se em todo o mundo, mais vulgarmente nas latitudes médias. A precipitação chegada ao solo não é, normalmente, nenhuma, embora possam causar chuva ou neve ligeira.

Este tipo de nuvens não apresenta qualquer espécie de Altostratus. Estas nuvens podem apresentar 5 variedades: Opacus (quando a camada de nuvem é tão grossa que tapa o sol ou a lua); Translucidus (quando é suficiente fina para podermos ver os contornos do sol ou da lua); Duplicatus (quando há mais do que uma camada a diferentes altitudes, muitas vezes unidas, ou seja, isto só se vê com a luz baixa do sol, em que a camada superior fica iluminada e a inferior na sombra, ou quando os ventos em tesoura alteram as estrias das diferentes camadas); Undulatus (quando os elementos se mostram quase paralelos); Radiatus (quando as ondulações parecem convergir em comprimento para o horizonte).

0 comentários:

A todos os nossos visitantes !!

A partir de agora já podem ver as observações de nuvens feitas nos meses de Dezembro de 2008 e Janeiro e Fevereiro de 2009 !
Esperamos que se divirtam tanto como nós nesta viagem que é a descoberta de nuvens ! :).
Não queremos desiludir os nossos visitantes, por isso vamos continuar a postar mais informações sobre este "novo mundo". :).
Acompanhem-nos ...

:)