0

Altocumulus



As Altocumulus são nuvens médias de camadas ou farrapos de pequenas nuvens, de forma arredondada. Podem apresentar-se de cor branca ou cinzenta e sombreadas nas zonas afastadas do Sol. São normalmente constituídas por gotículas, mas também podem conter cristais de gelo.

Situam-se, geralmente, entre os 200 e os 5500m.

Formam-se em todo o mundo. A precipitação chegada ao solo é rara mas podem causar chuva ligeira.

Este tipo de nuvens subdivide-se, geralmente, em 4 espécies: Stratiformis (a mais comum, quando as pequenas nuvens se espalham numa vasta área); Lenticularis (quando aparece como uma ou mais massas densas que parecem "amêndoas" ou "lentes", com sombras pronunciadas); Castellanus (quando as pequenas nuvens têm cristas como torres) e Floccus (quando as pequenas nuvens são tufos de cumulus, com bases esfarrapadas, muitas vezes com traços fibrosos (virga) de cristais de gelo que caem mais abaixo). As Altocumulus podem apresentar 7 variedades: Opacus (quando a camada de nuvem é tão grossa que tapa o sol ou a lua); Translucidus (quando é suficiente fina para podermos ver os contornos do sol ou da lua); Perlucidus (quando existem intervalos entre as nuvens); Duplicatus (quando há camadas a diferentes altitudes, por vezes parcialmente unidas); Undulatus (quando os elementos se mostram quase paralelos); Radiatus (quando as linhas dos elementos parecem convergir para o horizonte) e Lacunosus (quando a camada tem buracos grandes como uma rede, com farrapos de nuvens).


Fonte: Pretor-Pinney, Gavin (2007) – “O mundo das Nuvens – História, Ciência e Cultura das Nuvens”, Estrela Polar, 1ª Edição

0 comentários:

A todos os nossos visitantes !!

A partir de agora já podem ver as observações de nuvens feitas nos meses de Dezembro de 2008 e Janeiro e Fevereiro de 2009 !
Esperamos que se divirtam tanto como nós nesta viagem que é a descoberta de nuvens ! :).
Não queremos desiludir os nossos visitantes, por isso vamos continuar a postar mais informações sobre este "novo mundo". :).
Acompanhem-nos ...

:)