0

Stratus



As Stratus são camadas muito cinzentas, ou pedaços de nuvem sem contornos muito definidos. São a forma mais baixa de todos os tipos de nuvem, por vezes surgindo junto ao solo, chamando-se então neblina ou nevoeiro. Estas nuvens aparecem, geralmente, entre os 0 e os 2000m de altitude, formando-se em todo o mundo, mas mais vulgarmente, junto à costa e nas montanhas. A precipitação, chegada ao solo, não é mais do que chuva fina, neve ou flocos de neve.
Este tipo de nuvens subdivide-se em duas espécies: Nebulosus (quando se encontra uma camada cinzenta, geralmente sem características especiais) e Fractus (quando à rasgos separados da nuvem cinzenta). As Stratus podem apresentar três variedades: Opacus (quando a camada de nuvem é tão grossa que tapa o sol ou a lua); Translucidus (quando é suficientemente fina para podermos ver os contornos do sol ou da lua) e Undulatus (uma variedade rara, em que a camada mostra ondulações à superfície).


Fonte: Pretor-Pinney, Gavin (2007) – “O mundo das Nuvens – História, Ciência e Cultura das Nuvens”, Estrela Polar, 1ª Edição


0 comentários:

A todos os nossos visitantes !!

A partir de agora já podem ver as observações de nuvens feitas nos meses de Dezembro de 2008 e Janeiro e Fevereiro de 2009 !
Esperamos que se divirtam tanto como nós nesta viagem que é a descoberta de nuvens ! :).
Não queremos desiludir os nossos visitantes, por isso vamos continuar a postar mais informações sobre este "novo mundo". :).
Acompanhem-nos ...

:)