0

Stratocumulus




As Stratocumulus são camadas baixas de farrapos de nuvens, com bases bem definidas. Normalmente, são compostas por formas arredondadas ou cilíndricas, com fortes variações de tonalidade, desde o branco-brilhante ao cinzento-escuro. Os elementos da nuvem agrupam-se em camadas contínuas, que deixam ver o céu nos seus intervalos. Estas nuvens aparecem, geralmente, entre os 600 e os 2000m, formando-se em todo o mundo, visto ser uma nuvem muito vulgar. A precipitação, chegada ao solo, é geralmente composta por chuviscos ou neve ocasionais.
Este tipo de nuvem subdivide-se em três espécies: Stratiformis (quando apresenta formas redondas ou cilíndricas (semelhante a um grande tubo individual) que se estendem por uma vasta área); Lenticularis (quando uma ou mais massas nebulosas têm a forma suave e sólida de uma amêndoa ou lente) e Castellanus (quando os elementos apresentam topos como ameias (tal como nas torres dos castelos). As Stratocumulus apresentam sete variedades: Opacus (quando a camada é tão grossa que tapa completamente o sol ou a lua); Translucidus (quando é suficientemente fina para podermos ver os contornos do sol ou da lua); Perlucidus (quando existem intervalos entre as nuvens); Duplicatus (quando há camadas a diferentes altitudes, por vezes parcialmente unidas); Undulatus (quando os elementos se mostram quase paralelos); Radiatus (quando as linhas dos elementos parecem convergir para o horizonte) e Lacunosus (quando a camada tem buracos grandes como uma rede, com farrapos de nuvens).


Fonte: Pretor-Pinney, Gavin (2007) – “O mundo das Nuvens – História, Ciência e Cultura das Nuvens”, Estrela Polar, 1ª Edição


0 comentários:

A todos os nossos visitantes !!

A partir de agora já podem ver as observações de nuvens feitas nos meses de Dezembro de 2008 e Janeiro e Fevereiro de 2009 !
Esperamos que se divirtam tanto como nós nesta viagem que é a descoberta de nuvens ! :).
Não queremos desiludir os nossos visitantes, por isso vamos continuar a postar mais informações sobre este "novo mundo". :).
Acompanhem-nos ...

:)