0

Projecto ENEAS


O objectivo essencial do Projecto ENEAS é criar uma rede de Escolas Secundárias, espalhadas por todo o país, e Universidades, neste caso a Universidade do Porto, um Instituto de Investigação Holandês, ITC.
Este projecto tem como principais tarefas:


1. Obtenção de dados cientificamente validados nos domínios da atmosfera, hidrologia, solos, cobertura dos terrenos e fenologia;


2. Fornecer apoio científico e técnico aos Professores do Secundário através de: Acções de Formação; Oficinas de apoio pedagógico; Guias do Professor; Guias de Execução Experimental e outros materiais didácticos;


3. Providenciar apoio científico contínuo através de um "Help Desk" oriundo de cientistas e parceiros. Contacto com outros professores e estudantes em todo o mundo.

4.
Obtenção de dados cientificamente validados de modo a providenciar a monotorização ambiental dos concelhos envolvidos, que actuarão como utilizadores finais;
Entrega às Autarquias do resultado dessa avaliação;
Os dados recolhidos serão objecto de abordagens estatísticas para validar e correlacionar as medidas;
Será feita então a análise dos dados para obter uma visão geral dos factos;


No final os dados serão enviados de novo para as escolas sob a forma tratada. Serão também transmitidos em bruto e de forma tratada para as agências europeias.
Em suma: as pessoas, os lugares e as coisas fundir-se-ão com os dados ENEAS, dando uma visão multímoda da Europa e dos locais em que vivemos - será assim dado andamento à implementação da Agenda 21 (Local e Escolar).


0 comentários:

A todos os nossos visitantes !!

A partir de agora já podem ver as observações de nuvens feitas nos meses de Dezembro de 2008 e Janeiro e Fevereiro de 2009 !
Esperamos que se divirtam tanto como nós nesta viagem que é a descoberta de nuvens ! :).
Não queremos desiludir os nossos visitantes, por isso vamos continuar a postar mais informações sobre este "novo mundo". :).
Acompanhem-nos ...

:)