0

NUVENS BAIXAS - Cumulus




As Cumulus são nuvens baixas, soltas e fofas que se desenvolvem verticalmente em montes altos, fazendo lembrar uma couve-flor que tende a espalhar-se no céu ao acaso.
Situam-se, geralmente, entre os 600 e 0s 900m, daí a classificação de nuvens baixas. Formam-se em todo o mundo, excepto na Antárctica onde o solo é demasiado frio para correntes termais. A precipitação chegada ao solo não é, normalmente nenhuma, excepto breves chuvadas da espécie Congestus.
Este tipo de nuvens subdivide-se em 4 espécies distintas: Humilis (mínima extensão vertical, parecem achatadas e mais largas do que altas); Mediocris (extensão vertical média, podem exibir irregularidas no topo, parecem tão largas como altas); Congestus (máxima extensão vertical, os topos são como couve-flor, parecem mais altas do que largas) e Fractus (bordas rasgadas e partidas, formam-se no ar húmido debaixo das nuvens de chuva). Apresenta apenas uma variedade: Radiatus, quando as Cumulus se formam em filas, ou «ruas de nuvens», grosseiramente paralelas à direcção do vento.


Fonte: Pretor-Pinney, Gavin (2007) - "O mundo das Nuvens - História, Ciência e Cultura das Nuvens", Estrela Polar, 1ª Edição


0 comentários:

A todos os nossos visitantes !!

A partir de agora já podem ver as observações de nuvens feitas nos meses de Dezembro de 2008 e Janeiro e Fevereiro de 2009 !
Esperamos que se divirtam tanto como nós nesta viagem que é a descoberta de nuvens ! :).
Não queremos desiludir os nossos visitantes, por isso vamos continuar a postar mais informações sobre este "novo mundo". :).
Acompanhem-nos ...

:)