As Altostratus são camadas médias de nuvens cinzentas, de aspecto fibroso e sem características especiais e que se estendem normalmente por vários quilómetros quadrados. Costumam ser compostas por gotículas de água e cristais de gelo, e deixar ver a posição do Sol ou da Lua, que ficam com um aspecto vidrado. As Altostratus podem causar uma "coroa" branca (quando é muito fina) ou colorida (disco de luz) em volta do Sol e da Lua.
Situam-se, geralmente, entre os 2000 e os 7000m.
Formam-se em todo o mundo, mais vulgarmente nas latitudes médias. A precipitação chegada ao solo não é, normalmente, nenhuma, embora possam causar chuva ou neve ligeira.
Este tipo de nuvens não apresenta qualquer espécie de Altostratus. Estas nuvens podem apresentar 5 variedades: Opacus (quando a camada de nuvem é tão grossa que tapa o sol ou a lua); Translucidus (quando é suficiente fina para podermos ver os contornos do sol ou da lua); Duplicatus (quando há mais do que uma camada a diferentes altitudes, muitas vezes unidas, ou seja, isto só se vê com a luz baixa do sol, em que a camada superior fica iluminada e a inferior na sombra, ou quando os ventos em tesoura alteram as estrias das diferentes camadas); Undulatus (quando os elementos se mostram quase paralelos); Radiatus (quando as ondulações parecem convergir em comprimento para o horizonte).
Fonte: Pretor-Pinney, Gavin (2007) – “O mundo das Nuvens – História, Ciência e Cultura das Nuvens”, Estrela Polar, 1ª Edição